3

Paris Para um e Outros Contos (Jojo Moyes)

Ficha Técnica:
Nome Original: Paris for one and other stories
Autora: Jojo Moyes
País de Origem: Inglaterra
Tradução: Adalgisa Campos da Silva, Marina Vargas e Viviane Diniz
Número de Páginas: 240
Ano de Lançamento: 2017
ISBN: 978-85-8057-973-4
Editora: Intrínseca
SKOOB | GOODREADS

O primeiro conto do livro é Paris para um, no qual Nell planeja uma viagem com o namorado Pete a Paris, mas ele não aparece e Nell vai sozinha. Após alguns contratempos tensos e ao mesmo tempo engraçados na cidade, ela decide aproveitar o final de semana. Fabien é escritor e trabalha em um restaurante de Paris, sofre com o término do namoro e se desespera ao perder seu livro. Encontra Nell na fila da exposição de Frida Kahlo e se tornam amigos, mas a decisão de Pete pode atrapalhar os planos dela na cidade. A protagonista é insegura e chata, Fabien é bem fofo e Pete é egoísta. O conto trata de determinação e recomeço, demonstra que às vezes uma situação crítica pode trazer consequências bem positivas. Paris para um poderia ter continuação, adoraria acompanhar os próximos passos de Nell.

Os próximos contos são bem curtos, aproximadamente 5 páginas cada um. Em Entre os tuítes, Declan Travis investiga sobre uma postagem em seu twitter e o final é surpreendente, situação alterada na última linha. Tarde de amor relata o aniversário de casamento de Sara e Doug, descreve a rotina normal de casal, com final bem comum. Um pássaro na mão, Beth e Ben tratam de mal entendidos e decisões que podem afetar a vida para sempre.

Sapatos de couro de crocodilo, Samantha destaca importância sobre auto estima, mas me pareceu bem fútil.  Em Assalto, Alice vive uma situação tensa, com final absurdo na minha opinião. O casaco do ano passado tinha tudo para ser fútil como Sapatos de couro de crocodilo, mas traz mensagem de reconhecimento e gratidão, de que a vida pode melhorar quando menos esperamos. 13 dias com John C conta a aventura de Miranda que encontra telefone celular na rua e responde mensagens românticas de John, se passando por parceira dele. Final tenso como esperado. A lista de natal foi o meu preferido dos contos curtos: Chrissie pega um táxi para comprar o presente para a sogra, mas após conversa com o motorista toma decisão que pode mudar sua vida. 

Lua de mel em Paris é o último conto do livro, dessa vez mais longo (38 páginas). Traz a característica da autora de mesclar presente e passado na narrativa e personagens já conhecidos: Sophie, Edouard e Liv (de “A garota que você deixou para trás”), demonstrando a importância do amor e perdão.

Todos os contos ressaltam a necessidade de ceder, aproveitar oportunidades na vida e recomeçar, com destaque para as segundas chances. Gostei bastante do primeiro e do último conto, os intermediários me pareceram desnecessários. Leitura leve e rápida, mas reconheço que esperava mais do livro.


Um pouco sobre a autora: JojoMoyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres.Trabalhou como jornalista por dez anos, nove deles nojornal The Independent, de onde saiu em 2002 para sededicar integralmente à carreira de escritora. Como eu era antes devocê, seu romance de maior sucesso, vendeu quase oitomilhões de exemplares em todo o mundo, ocupou o topoda lista de mais vendidos em nove países e foi adaptadopara o cinema, estrelado por Sam Claflin (Jogos Vorazes)e Emilia Clarke (Game ofThrones). Uma das poucasescritoras no mundo a ter emplacado três livros aomesmo tempo na lista de mais vendidos do The NewYork Times, Jojo mora em Essex com o marido e os trêsfilhos. Seus livros publicados no Brasil são:
  • A Última Carta de Amor
  • A Garota que Você Deixou Para Trás
  • Baía da Esperança
  • A Casa das Marés
  • Em Busca de Abrigo
  • Um Mais Um
  • Como eu Era antes de Você
  • Depois de Você
  • O Navio das Noivas
  • Nada Mais a Perder
  • O Som do Amor
  • Paris Para um e Outros Contos
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Segunda resenha que leio desse livro e sempre finaliza com "esperava mais" :( Nunca fui fã de contos, mas vou dar essa oportunidade por ser Jojo. Espero gostar ao menos de alguns contos.

    Beijos,
    * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  2. Oi Kelly tudo bem? Gosto de contos e de leituras leves, estou com vontade de conferir, principalmente por serem da Jojo Moyes.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito fã da Jojo... nesse livro gostei apenas do primeiro conto.
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014