10

Amor Plus Size (Larissa Siriani)

Ficha Técnica:
Nome Original: Amor Plus Size
Autora: Larissa Siriani
País de Origem: Brasil
Número de Páginas: 240
Ano de Lançamento: 2016
 ISBN-13: 9788576865230
Editora: Verus
SKOOB | GOODREADS

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 36º livro lido em 2017 e foi Amor Plus Size (Larissa Siriani). Este livro aqui é mais um daqueles que comprei na Bienal de 2016 e ainda não tinha conseguido encaixar a leitura. Porém, o momento dele chegou e pude conhecer esta história.

O livro nos traz a Maitê, uma adolescente no seu último ano de ensino médio. Por ela ser um alvo fácil para brincadeiras de mau gosto, por que está bem acima do peso, Maitê se tornou uma garota retraída e com poucos amigos. No colégio, ela mal fala com os outros alunos da sua classe, e tenta sair do foco quando uma garota chamada Maria Eduarda, implica com ela. Nos intervalos das aulas, está sempre com Valentina e Josiane, também tímidas e discretas. Fora da escola ela tem um melhor amigo de infância, o Isaac, com quem divide toda a sua vida, mas na escola, ela é quase sozinha.


Até que um dia, a professora de geografia decide que todos devem formar duplas para uma atividade específica, e como Maitê não tem amigos na turma, acaba sobrando. A professora a coloca então com um garoto chamado Alexandre, que havia faltado na aula aquele dia. Acontece que Alexandre é como se fosse um amor platônico de Maitê. Desde outros anos escolares, ela o segue com os olhos e acredita que ele é o menino mais lindo que já conheceu. Eles nunca haviam se falado antes e é através deste trabalho de escola, que eles acabam se aproximando.

O livro então irá se desenvolver na amizade que Alexandre e Maitê firmarão e em como ele passa a dar mais atenção para ela depois que a conhece melhor e claro, em como a paixão de Maitê por ele, acaba se multiplicando com esta aproximação. Até aí, o livro flui de forma tranquila e um pouco previsível, porém, no meio do livro, algo bem interessante acontece com Maitê e ela tem a sua vida transformada quase da noite para o dia e, a garota que não queria ser vista como a personagem das piadas bobas de Maria Eduarda, passa a ser popular e interessante.

A escrita da autora é simplesmente viciante e muito consistente. A realidade da Maitê é muito bem argumentada com uma rotina muito comum de todos os adolescentes. O dia a dia dela e as suas inseguranças e aspirações, são bem embasados e, ainda que ela se sinta inferior em relação a muitas coisas, em momento algum ela é mimimizenta, dramática ou se vitimiza. Ela sabe da responsabilidade que ela tem sobre si mesma e do quanto as coisas que ela não gosta em si, são em parte, culpa dela.


Maitê tem uma família bem comum. O pai dela é aquele típico homem carinhoso, que quer dar apoio e estar presente, mas não sabe bem como fazer. Maitê tem um irmão menor que me proporcionou momentos intensos de fofura e uma mãe, com atitudes antipáticas, mas que no fundo só queria o bem da própria filha. A única coisa que não me agradou muito no enredo, foi uma insistência em vilanizar a mãe da Maitê, que insistia, talvez com as estratégias erradas, que Maitê tinha que perder peso para ser bonita. Mas salvo isso, a construção dos personagens é incrivelmente forte e o amadurecimento de cada um, é sentido a cada página virada.

Tudo no livro é muito crível e é impossível não identificar histórias reais muito parecidas com a da personagem e com o desgaste contínuo que muitos de nós sentimos porque estamos fora de um padrão injusto e insano. Maitê é a garota gordinha, um pouco relaxada com a própria aparência, mas cheia de vida e brilho, e quando ela tem a oportunidade de mostrar sua verdadeira beleza, ela consegue iluminar todos ao seu redor.

Este é mais um daqueles livros que ao concluir a leitura eu me peguei pensando no quanto ele seria relevante em salas de aula. O livro fala sobre amor-próprio, amizade, família e aborda com seriedade, ainda que não se aprofunde muito no tema de distúrbios alimentares, que muitas vezes, banalizamos em comentários imaturos. A narrativa traz uma personagem que quer ser aceita e amada, mas que não tem força para se encaixar em um padrão que não foi ela quem estabeleceu, e este enredo tem muito a ensinar para os adolescentes de hoje em dia que buscam aceitação vinte e quatro horas por dia.


Foi um a leitura excelente. Me envolvi com o livro e preciso salientar que a cena romântica final, se deu em um dos meus lugares favoritos do mundo. Um lugar que já estava dentro do meu coração e em um futuro próximo, quando eu tiver oportunidade de retornar a ele, lembrarei de Maitê e seu amor.

É uma história com personagens adolescentes, mas que fará feliz o coração de muitos leitores. Bem escrito, sem pontas soltas e com um tema sério, que precisa ser refletido e discutido sempre.

Eu adorei a leitura e tenho certeza que o livro será uma experiência proveitosa para muita gente.


Um pouco sobre a autora: Larissa Siriani é uma paulistana que nunca fez a menor ideia do que queria fazer da vida - até começar a escrever. É formada em Cinema e além de escrever, é professora de inglês. Comanda um vlog literário que leva seu nome e produz uma websérie atualmente em exibição no Youtube inspirada em Senhora, um dos seus clássicos preferidos da literatura brasileira. Vive em São Paulo com a família e sonha em viajar o mundo, conhecer seu príncipe encantado e encabeçar a lista de bestsellers (não necessariamente nessa ordem). Alguns de seus livros publicados são: 
  • O Coração da Magia
  • Te Ver de Novo
  • O Diário [nada] Secreto
  • As Bruxas de Oxford
  • Ardente Perigo
  • Amor Plus Size
Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Olá
    Eu ja tinha lido uma resenha sobre esse livro e assim como a outra, a sua se mostra bem positiva e eu fiquei mais curiosa pela leitura. Gosto dessa temática e sem dúvida fiquei curiosa quanto ao desenvolvimento da personagem. Imagino sobre o que você comenta sobre a relevância em sala de aula..
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Todas as resenhas que leio sobre este livro falam super bem dele!
    Eu tenho um pouco de nervoso com na capa dele rsrs não curti
    Mas desde o dia que li a sinopse super me indentifiquei com nesta leitura!
    Muito bom conhecer um pouco sobre a autora e saber que ela desenvolveu bem os personagens!
    Vou colocar na minha lista de leitura do mês que vem

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é muito <3
    Adorei fazer a leitura dele, e como disse seria muito bacana ser aplicado em escolas, pois fala muito mais do que uma protagonista gorda, anorexia, amor próprio, amizade, enfim... Esse livro é daqueles que você termina com um sorriso no rosto e reflexoes pra vida toda.
    Doida pra ler mais histórias da autora

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Que resenha linda! Hoje quanto mais falarmos sobre esse assunto é melhor, Bullyng é muito pesado e muitas crianças e adolescentes sofrem por conta disso todos os dias!

    Fiquei bem curiosa para conhecer a história da Maitê, amei a resenha!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Ainda não li nada dessa autora mas tenho muita vontade de ler um livro dela.Apesar de eu ter lido um enredo parecido com esse no ano passado,e saber que a leitura fluí com rapidez muito me interessa!!
    Quero muito saber como vai ser a vida da Maitê,Alexandre e Isaac.

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/05/resenha-lua-de-sangue-nora-roberts.html

    ResponderExcluir
  6. Um romance com uma mulher gorda que não se vitimiza? É isso mesmo, Brasil? Preciso para ontem! Esse é um tema muito gostoso que deveria ser discutido muito mais vezes. Os padrões de beleza só causam danos às pessoas. É bom que haja obras que mostram isso de forma leve. Vou conferir com certeza.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ivi!

    Tudo bem? Eu adoro a Lari, além de uma autora talentosíssima é uma pessoa maravilhosa! Ela merece todo o reconhecimento que está começando a ter e muito mais.

    Eu conheço Amor Plus Size faz um tempo e na época achei a premissa MUITO interessante, porque passa a mensagem de que você não precisa estar com um corpo definido ou magro pra se sentir confiante e maravilhosa e eu achei isso FANTÁSTICO!

    Maitê é uma personagem muito complexa e bem desenvolvida e acho que por isso ela cativa tanto: ela é real! Quando a vida dela muda completamente é tão interessante. Enfim, é uma obra que traz algumas discussões bem bacanas e, mais que isso, necessárias.

    Acho que a Lari acertou direitinho quando escreveu Amor Plus Size ao fazer Maitê tão real, muitas adolescentes e mulheres acima do peso vão se identificar com a personagem.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Essa é a segunda resenha desse livro que leio essa semana e confesso que não tinha muita vontade de lê-lo, mas as resenhas que li falam bem, falam que a história traz o leitor pra realidade e que não é só um leitura pop do momento, tem algo que subjaz a leitura. E eu gosto muito disso. Acho que definitivamente preciso lê-lo.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Já tinha ouvido falar desse livro mas nunca tive a oportunidade de ler, porém morro de vontade, principalmente pela protagonista ser assim crível e não ser mimizenta, como você disse, que é o que geralmente ocorre em livros que abordam temas assim. Achei muito interessante essa reviravolta que ela tem e fiquei bem curiosa para saber onde acontece essa cena romântica do final.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Ivi, tudo bem?
    Desde que vi esse livro fiquei com vontade de lê-lo, gostei de ver que é um livro adolescente e que trata de assuntos comuns do dia a dia, com personagens reais. Fico feliz em ver que foi uma leitura gratificante para você!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014