4

Férias! (Marian Keyes)

Ficha Técnica:
Nome Original: Rachel's Holiday
Autora: Marian Keyes
Tradução: Heloísa Amaral Leal
País de Origem: Irlanda
Número de Páginas: 560
Ano de Lançamento: 2009
ISBN-13: 9788577992607
Editora: Bertrand Brasil
SKOOB | GOODREADS

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 49º livro lido em 2017 e foi Férias! (Marian Keyes). Este livro foi a minha segunda escolha para a Maratona de Releituras e eu estava ansiosa em reencontrar esta história e estes personagens que amei tanto no passado. Este livro faz parte da série Irmãs Walsh, em que cada volume traz uma das filhas da mamãe Walsh como protagonista.

O livro nos apresenta Rachel tendo uma overdose e sendo levada para o pronto socorro pela melhor amiga Brigit, e na sequência, a irmã dela Margaret, a leva de Nova York de volta para a Irlanda, para que ela seja internada em uma clínica de desintoxicação. Acontece que Rachel acredita sobre todas as coisas, que ela não precisa deste tipo de tratamento, porque ela só usa drogas para fins recreativos e todo mundo está exagerando quanto ao seu consumo de substâncias. Mesmo contrariada, ela segue com a Irmã e tenta se convencer que aquele período na clinica será como se fossem férias, uma vez que o lugar escolhido pela família é conhecido por tratar celebridades.


O livro então se desenvolverá no tratamento de Rachel e paralelo a isso, ela vai nos contando como exatamente chegou até ali. Rachel tinha um namorado em Nova York, o Luke, irlandês também, por quem ela se apaixonou perdidamente, embora fosse incapaz de assumir este amor, já que Luke não era exatamente o cara descolado que ela acreditava que deveria se interessar. Conforme vamos conhecendo Luke, vamos nos apaixonando por ele e querendo dar uma surra na Rachel por ter sido tão relapsa em relação ao envolvimento deles.

Embora o tema do livro seja sério, pertinente e muito pesado, cada página me rendeu excelentes e ruidosas gargalhadas porque essa é uma característica fortíssima da autora: jogar a verdade na sua cara com uma pincelada colorida de bom humor, então, sendo assim, acompanhamos o tratamento da Rachel com muitas risadas, e embora existam momentos em que algumas descrições sejam assustadoras, o livro é uma delícia de ser lido.


Acredito que esta seja a terceira vez que leio esta história, e outra vez me encantei com a originalidade da escrita e com o fato de termos uma protagonista extremamente egoísta e superficial, mas que nos faz torcer por ela a cada parágrafo. Rachel é sem dúvida a personagem da Marian Keyes que eu menos me conecto ou me identifico, mas ainda assim, me representa em alguns aspectos, e essa intimidade na narrativa fez com que o livro se transformasse em uma ótima leitura.

Reencontramos a mãe de Rachel, mamãe Walsh com seu humor ácido e implacável. Temos a sinceridade perturbadora de Helen, irmã de Rachel e a submissão do pai dela. A melhor amiga de Rachel merece destaque porque qualquer melhor amiga agiria como ela agiu, e claro, Luke é um dos melhores protagonistas masculinos desenvolvidos pela autora.


Esse conjunto de coisas fizeram de Férias! uma releitura prazerosa e com a confirmação que a Marian Keyes não é a minha autora favorita à toa. Ela sabe me envolver no enredo e só largar as 545 páginas apenas quando o último parágrafo for lido.

Recomendo o livro para quem curte uma leitura bem humorada, com direito a se pensar em um assunto seríssimo: a dependência de drogas. O livro não é leviano em abordar o assunto com muita propriedade e o faz de forma excelente. A narrativa é engraçada, escrachada em alguns pontos e em outros, muito original.

Enfim, adorei reler e com certeza, tornarei a voltar para esta história em algum momento do futuro.


Um pouco sobre a autora: Marian Keyes é uma escritora irlandesa. Nasceu em Limerick, em 10 de setembro de 1963. Ela já vendeu mais de 22 milhões de exemplares no mundo todo e foram traduzidos para 32 idiomas. Os livros dela que foram publicados no Brasil são:
  • Melancia
  • Férias!
  • Sushi
  • Casório?!
  • É Agora... ou Nunca
  • Los Angeles
  • Um Best Seller pra Chamar de Meu
  • Tem Alguém Aí?
  • Cheio de Charme
  • A Estrela Mais Brilhante do Céu
  • Chá de Sumiço
  • Mamãe Walsh
  • A Mulher que Roubou a Minha Vida
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Ola Ivi
    Eu já li esse livro, apesar de que faz muito tempo e gostaria de tempo para poder reler também, adoro muito a escrita da Marian Keyes. De fato, esta na minha lista de autoras favoritas, porque ela sabe bem como desenvolver uma trama prazerosa. Adorei poder conferir as suas impressões, em especial para poder relembrar um pouco da trama.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oie! Tudo bem?

    Ainda não li nada dessa autora, mas infelizmente os livros dessa coleção não despertam meu interesse, falta algo nas histórias que me façam querer realizar a leitura, mas fico feliz que tenha gostado dela!

    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Nossa, você já leu 3x, deve gostar mesmoo, não é? Da autora eu só estou com um livro pra ler, o Melancia, e como você disse que tratar temas sérios com diversão é uma característica dela, talvez eu deva dar uma chance pra esse livro. Gosto de narrativas assim, acho que aprendemos bem mais. :)

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Nunca li nada dessa autora, mas morro de vontade por causa disso que você citou que ela consegue jogar a verdade na sua cara de uma maneira humorada, de modo que o imerge na história mas sem todo aquele drama em suas costas.
    Realmente parece ser um livro que merece ser lido e relido

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014