Ainda Sou Eu (Jojo Moyes)

segunda-feira, 19 de março de 2018

Ficha Técnica:
Nome Original: Still Me
Autora: Jojo Moyes
Tradução:  Julia Sobral Campos, Maria Carmelita Dias, Ana Rodrigues, Cássia Zanon
País de Origem: Inglaterra

Número de Páginas: 400
Ano de Lançamento: 2018

ISBN: 978-85-510-0281-0
Editora: Intrínseca


“Como eu era antes de você” é um dos meus livros preferidos e ainda que não tenha gostado de “Depois de você”, resolvi insistir e conferir o que Jojo Moyes tinha a dizer na terceira parte da história de vida de Lou Clark. Sendo assim, o texto possui spoiler da série.

O livro é narrado por ela e as primeiras partes mostram a chegada de Lou em Nova York e o encontro com Nathan, que a ajudou a conseguir o trabalho com a família Gopnik, como assistente de Agnes. Entre admiração e surpresa com a cidade americana, Lou conhece os demais integrantes da família: Leonardo (marido de Agnes) e Tabitha (filha de Leonardo, que não aceita Agnes), além do porteiro Ashok.

A lembrança de Will Traynor ainda afeta bastante a vida de Lou (principalmente pelas cartas escritas por ele na juventude, entregues por Camila Taynor), sendo que Lou sofre também pela distância do namorado, o paramédico Sam e sente ciúmes da nova parceira de trabalho dele. Ao reencontrá-la, Sam se surpreende pela mudança da namorada, muito mais corajosa ao enfrentar desafios do que antes.  

O ritmo do livro é lento, previsível e até chato, a única surpresa é o relacionamento de Treena (irmã de Lou), narrado de forma natural e realista. Agnes é uma personagem complexa: esconde um segredo da família do marido, sofre e se identifica com Lou, mas tem atitude inesperada em dado momento, que afeta a estadia de Lou na cidade. A ajuda vem de quem menos esperava: a vizinha, Margot de Witt. Lou também a ajuda em uma situação que ela já considerava como impossível e o momento é comovente.

Mesmo com trechos interessantes, o livro se mostra desnecessário assim como “Depois de você”. Ainda que Lou se mostre mais corajosa e em busca de seus próprios objetivos, há situações bem “forçadas”, como quando ela conhece Josh, fisicamente parecido com Will Traynor. Destaco Treena e Margot, personagens secundárias que trouxeram os melhores conflitos do livro. Esperava também uma conversa entre Lou e Agnes que não ocorreu, o que me deixou bem decepcionada. O final cria tensão como uma cena de novela, mas não deixa de ser previsível. 

Só acho que Jojo Moyes poderia ter escrito somente “Como eu era antes de você”, a história não precisava de continuação, muito menos de um terceiro livro.
               
Um pouco sobre a autora: Jojo Moyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres. Estudou jornalismo e foi correspondente do jornal The Independent por 10 anos. Publicou seu primeiro livro em 2002, e desde então dedica-se integralmente à carreira de escritora. Jojo vive em Essex com o marido e o filho. Seus livros publicados são:

  • A Última Carta De Amor
  • A Garota Que Você Deixou Para Trás
  • Baía Da Esperança
  • A Casa Das Marés
  • Em Busca De Abrigo
  • Um Mais Um
  • Como Eu Era Antes De você
  • Depois De Você
  • Ainda Sou Eu
  • O Navio Das Noivas
  • Nada Mais a Perder
  • O som Do Amor
  • Paris Para Um e Outros Contos
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.